Transporte aéreo com o melhor semestre desde 2017

A IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo – anunciou boas notícias para o setor do transporte aéreo. No último semestre, as transações por este meio atingiram os melhores resultados, desde 2017. Nesta área, acredita-se que os efeitos da pandemia possam já ter passado, com um aumento de 8% entre janeiro e junho. A procura por este tipo de envio, face a 2019 – visto que a IATA não considera o ano 2020, pela sua particularidade – registou um aumento de quase dois dígitos – 9,9%.

Em termos de oferta, a capacidade foi reduzida em cerca de 10% em junho, fruto da imobilização de diversos aviões de passageiros, adianta o mesmo relatório da IATA.

Entre os mercados com maior expressividade encontram-se o Norte-Americano, na liderança, seguido do Médio Oriente, Europa, África e Ásia-Pacífico.

O mercado Norte-Americano é, inclusivamente, responsável por cerca de 6% desta taxa de crescimento, demonstrando a sua recuperação, pós-COVID.

Estes dados vêm demonstram que, inversamente ao que se assiste no transporte marítimo – que teima em não estabilizar – há uma conjuntura económica e de dinâmica de cadeia de abastecimento favorável ao transporte aéreo. A IATA considera este cenário, uma vez que:   

– O fornecimento do mercado norte-americano, que está atualmente com níveis de stock baixos e forte procura, necessita de ser alimentado e  – na grande maioria – a utilização do transporte aéreo é a primeira opção;

– As condições do setor da manufatura permanecem fortes, com o PMI a crescer de forma consolidada e a um ritmo elevado na grande maioria das economias;

– Após um momento de forte paralisação na cadeia de suprimentos e consequentes atrasos, os fabricantes que usam o transporte aéreo – mais rápido – conseguem melhores resultados de recuperação do tempo perdido na produção.
Com uma equipa dedicada ao Transporte Aéreo, a Extra Transportes acompanha a evolução deste meio e está ao lado dos seus clientes, para procura as soluções mais vantajosas para voltar a “descolar” – da forma mais rápida possível – os seus negócios! Conte connosco.