As empresas que necessitem de importar matérias-primas de países como a China estão a vivenciar momentos muito desafiantes, com os consecutivos atrasos nos envios das mercadorias e o aumento dos custos dos fretes marítimos. A pandemia que afetou, de forma genérica, os vários países a nível global, fez despoletar este contexto que já se vive há diversos meses, e que não tem previsões de ficar resolvido.
Este impacto sente-se em diversos setores de atividade, estando com especial expressão em indústrias como a metalomecânica, metalurgia, construção e alimentação, mas estende-se – de forma direta ou indireta – a tantos outros.
A China é um mercado muito solicitado para envio de diversas matérias-primas. A falta de contentores que, face à pandemia, tardaram a chegar ao destino está a causar atrasos no envio dos produtos e a levar a diversas situações de overbooking. Mas as dificuldades não se resumem a esta situação. A retoma económica no mercado Chinês – que aconteceu mais cedo do que na grande maioria dos outros países – fez com que esteja a absorver grande parte das matérias-primas que exportava.
No global, todo este cenário fez aumentar os fretes marítimos que continuam a escalar e que, mesmo com todos os esforços por parte das empresas de logística e transportes, para tentar minimizar as situações, escapa-lhes das mãos.
Existem matérias-primas que tiveram uma subida em flecha. “Neste momento, começa a ser terrível a questão do aumento brutal do custo das matérias-primas e dos transportes”; afirmou o vice-presidente da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) sobre este tema. Existem produtos que tiveram a aumentar o preço na ordem dos 100% ou mais. Também os fretes marítimos estão mais caros – com aumentos muito consideráveis.
No setor do têxtil e do calçado, com forte expressão no mercado nacional, a falta de matéria-prima está a ameaçar a laboração habitual das empresas.
Na Extra Transportes continuamos a acompanhar o impacto que todo este contexto está a fazer no transporte marítimo, estando ao lado dos nossos clientes para tentar minimizar os constrangimentos, face à realidade vivida.