Tem sido um ano desafiante para quem necessita de realizar importações da China para a Europa. Dia após dia, os fretes aumentam e a estabilidade que outrora existia, parece difícil de atingir. Este crescimento imparável vem acrescentar mais pressão ao setor que já tem vindo a sofrer o impacto causado pela falta de entrega dos contentores na China e os constrangimentos em diversos portos mundiais.
Os valores na importação marítima da China para a Europa enfrentam valores cada vez mais elevados, com as tarifas FAK a chegar a aumentos na ordem dos 1.000% face a um ano atrás.
O impacto deste contexto em negócios que assentam a sua atividade na importação é avassalador, muitos deles com acordos de preços fixos já estabelecidos e que não previam aumentos desta ordem. Com os custos de envio a disparar, a solução passa por mudar a origem das importações ou sofrer com uma enorme redução na margem de lucro operada.
Depois do recente bloqueio do Canal Suez que dificultou a circulação de centenas de navios, o último acontecimento que está a causar danos no transporte marítimo aconteceu no Porto de Yantian, no final de maio, onde mais de 40 navios de carga ficaram paralizados afetando, agora, outros portos chineses.
O impacto desta paralização em Shenzhen é – ainda – maior do que aconteceu em março no Suez. Os constrangimentos do transporte dos contentores afeta a reposição de mercadorias em diversas cadeias de fornecimento de indústrias e comércios mundiais. Segundo os responsáveis pelo Porto de Yantian ainda demorará algumas semanas até ao tráfego estar normalizado. Preve-se que, no entanto, o impacto desta situação se sinta tanto nos atrasos da circulação de mercadorias como nas taxas associadas nos próximos meses.
No gráfico seguinte apresentado pela Alphaliner demonstra – de forma inequívoca – o quanto os valores na importação marítima da China subiram em flecha, desde janeiro de 2020:
Na Extra Transportes, a nossa equipa dedicada ao transporte marítimo tem trabalhado de forma contínua com os seus clientes de modo a tentar minimizar, na medida dos possíveis, o impacto que todo este contexto está a ter nos seus negócios. Conte connosco, para chegarmos a bom porto neste desafio diário!