O transporte marítimo de mercadorias tem estado instável. Desde a pandemia, que afetou todos os mercados globais, até à escassez de contentores e aumento exponencial de custos de fretes, todos estes fatores têm contribuíndo para um ano atípico no setor e que deixa múltiplas empresas e consumidores sem saber o que fazer, para conseguir receber/enviar as suas mercadorias.
E o fim do problema parece ainda não estar no horizonte, segundo indica James Gundy, presidente executivo da Braemar Shipping. Com vários navios de contentores ainda a aguardar a entrada em grandes portos mundiais – como os da China ou de Los Angeles – a espera parece que está para durar. “Não vemos qualquer tipo de facilidade até ao novo ano chinês, em fevereiro, que não vão conseguir filtrar até março… temos pela frente outros bons seis meses antes de começarmos a ver algumas facilidades na questão dos contentores. Há outros mercados que atravessam situações de congestionamento real”, acrescenta o responsável pela Braemar Shipping, num artigo publicado pela Multinews.
No entanto, no que ao shipping de contentores diz respeito, os lucros não param de subir, estimando-se que, o ano de 2022, venha a confirmar-se muito positivo, em linha com o que tem acontecido nos últimos meses. Apesar de, em alguns casos, o número de TEU transportados ter decrescido, face às dificuldades de circulação e movimentação de contentores, as margens de lucro apresentam-se mais elevadas. Esta realidade verifica-se pelo aumento do preço médio por TEU.
Alguns mercados procuram alternativas noutro tipo de transporte, tais como a China que, para os envios com destino à Europa, está a utilizar a rede ferroviária Russa.
Estima-se que só durante o ano de 2022 se conseguirá ver luz no fundo do túnel, em relação ao “descontrolo” das cadeias logísticas, que afeta as exportações/importações e que acaba por influenciar todas as ações ao longo da cadeia de valor. Todos os setores acompanham, de forma expectante esta evolução.
Na Extra Transportes temos realizado um trabalho de acompanhamento contínuo a todo este contexto internacional, de modo a que seja possível dar as alternativas mais válidas para os clientes, dentro das nossas limitações e necessidades do cliente. Conte connosco!